A parte visual de um conteúdo profissional vem para consolidar o excelente trabalho que realizou até agora.
Você sabia que o cérebro humano é capaz de entender imagens muito mais rápido que textos? Portanto, a imagem certa, ou seja, condizente com o assunto, deixa sua mensagem muito mais poderosa, prendendo a atenção do público na sua história.
Ao desenvolver a parte visual de um conteúdo, nos deparamos com uma série de desafios que normalmente os designers gráficos tiram de letra. Porém, a nossa proposta é fazer com que você, que não é designer consiga entender os princípios básicos e não cometa erros que tirem a atenção da sua apresentação ou curso e-learning.
Encontrar inspiração ou referências criativas não são tarefas fáceis para maioria das pessoas. Uma boa dica para encurtar esse processo é navegar pelo Pinterest (br.pinterest.com), uma rede social onde diversos designers postam seus trabalhos, o que pode ser o ponto de partida de criatividade para os seus conteúdos.
Mas o que você precisa levar em consideração ao pensar no design dos seus conteúdos?
Cores
Quando falamos de cores, temos uma infinidade de possibilidades de escolha. Mas você sabia que existe uma estratégia por trás de uma combinação de cores? Isso mesmo, para combinar cores utilizamos como referência o ciclo cromático e podemos definir as combinações em monocromáticas, análogas, complementares ou triádicas.
Essas regras te ajudarão a escolher uma linha mais conservadora com cores mais parecidas ou mais ousada com cores opostas na escala, gerando um grande contraste de cores.
Cada cor tem o seu papel, pois nos passam sensações diferentes como tranquilidade, ação, otimismo, segurança, etc. Pesquise mais sobre esse tema e encontre as cores certas para o objetivo do seu conteúdo.
Quer aprender na prática? Visite o site https://color.adobe.com/pt/ e crie diversas simulações.
Fontes
A escolha das fontes é muito importante ao construir seu conteúdo, pois ajudam a determinar a identidade ou até mesmo o objetivo e temática que você vai seguir.
Existem diversos tipos de fontes, mas vamos falar dos que mais funcionam para desenvolver conteúdos.
Fontes básicas (Helvética, Myriad ou Roboto) combinam com praticamente todas as outras fontes e podem ser utilizadas em títulos, logos, textos.
Fontes com serifas (Palatyno Linotype, Goldoni). São fontes mais clássicas, ideais para passar uma imagem mais formal. São muito utilizadas em livros, pois as serifas facilitam a leitura por formarem uma sensação de linha.
Uma boa dica é utilizar mais de uma fonte e diferentes tamanhos para destacar títulos ou pontos mais importantes do texto, além de passar uma sensação de trabalho único.
Slides com muito texto são perigosos, pois levarão as pessoas a tentarem ler tudo o que está escrito enquanto você está ali falando. Os textos em uma apresentação servem de apoio para te ajudar a contar a sua história e não para o público ficar lendo como uma bula de remédio.
Tente usar fontes grandes para que todos consigam acompanhar facilmente o apresentador. Uma dica é não utilizar fontes abaixo do tamanho 18. Lembre-se desse limite! Se por acaso o que você precisa escrever não couber no slide, é sinal que você precisa quebrar esse assunto em dois slides.
Mais uma vez, cuidado com o excesso. Não utilize mais de três tipos de fontes em suas apresentações.
Para baixar fontes diferentes e dar uma visão mais moderna, visite o site https://www.dafont.com/pt/ ou https://fonts.google.com/