Blog Training AnalyticsBlog Training AnalyticsBlog Training AnalyticsBlog Training Analytics
  • Training Analytics
  • Training Analytics EAD
Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 1 – Planeje seu material.
31 de janeiro de 2020
Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 3 – Crie um visual de tirar o fôlego.
31 de janeiro de 2020

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 2 – Construa um bom roteiro.

Published by traininganalytics on 31 de janeiro de 2020

Desde os tempos mais antigos, o ser humano é atraído por uma boa história. É muito mais fácil lembrarmos de uma história que nos contaram do que uma informação isolada, cheia de números, resultados soltos e fora do contexto. Portanto, como será contada a história, determina se o seu público vai querer ouvi-la ou não até o final.

Vamos voltar a usar como referência os grandes filmes de Hollywood, o que eles têm em comum? Por que conseguem prender a nossa atenção? Quais são os segredos que eles usam para fazer com que a gente não queira sair do sofá até saber o que vai acontecer no final? O segredo é a técnica! Ao elaborar um roteiro de cinema são utilizadas várias técnicas que ligam os elementos e fazem aquela história ser relevante para as pessoas.

É isso que precisamos fazer com o nosso conteúdo, deixando-os mais atraentes para quem está recebendo a informação.

 

O começo

Quando iniciamos uma apresentação, temos aproximadamente 60 SEGUNDOS para ganhar a ATENÇÃO do PÚBLICO, conquistar credibilidade e MOTIVÁ-LOS a nos OUVIR até o final. São nos primeiros slides ou na primeira dinâmica que conseguimos atenção e determinamos o tom da apresentação. Se você começar com um discurso chato e morno ou com um jogo sem graça, sua audiência vai acreditar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

 

Introdução

Crie um início criativo, impactante e interessante para a sua apresentação utilizando uma das técnicas abaixo:

Perguntas retóricas – Grandes roteiristas utilizam essa técnica para induzir o público a chegar na conclusão que eles querem.

Estatísticas fortes – São importantes para criar uma sensação que existe um problema e que você tem a solução que o público precisa.

Citações – Ajudam a validar algo que você vai apresentar, pois algum momento um grande pensador, empreendedor ou líder mundial chegou a essa conclusão e obteve sucesso.

Imagens + poucas palavras – O cérebro humano processa imagens muito mais rápido que textos, é uma boa técnica para conduzir o pensamento do público ao seu objetivo.

Dinâmica cativante – No caso de preferir iniciar com uma dinâmica ou jogo, tenha certeza que será interessante e que não faça o público sentir vergonha em participar. É muito importante a dinâmica dar o tom da sua apresentação e não ter uma temática diferente do assunto principal.

Seja objetivo em seus primeiros passos, muito blá blá blá pode deixar sua introdução redundante e confusa, comprometendo o seu início. Seja forte e direto!

 

Overview

Passe uma visão geral, mostre ao seu público de forma macro, tudo o que eles verão em seu conteúdo. É o momento de mostrar que os temas abordados serão relevantes para ELES.

blog2

Conteúdo

O maior erro ao vender uma ideia é entregá-la logo de cara, sem valorizá-la, sem despertar o desejo nas pessoas. Não perca a oportunidade de impressionar ao falar do seu conteúdo. Portanto, crie uma atmosfera que prenda a atenção de quem está ouvindo e através de técnicas, convença o seu público que a solução que apresentará é sem dúvida tudo o que eles precisam.

Sua missão é TRANSFORMAR o produto na SOLUÇÃO IDEAL para o seu PÚBLICO.

Vamos usar como exemplo uma apresentação para a venda de um produto, nesse caso um novo smartphone.

Crie necessidade – Antes de falar das vantagens do seu produto, é preciso fazer com que o seu público seja convencido de que realmente existe uma necessidade não atendida.

Exemplo: Hoje as pessoas precisam de um smartphone que realmente facilite suas vidas.

Gere conflito – Toda boa história usa conflitos para chamar a atenção para o tema principal.

Exemplo: O que temos disponível no mercado hoje? Smartphones que trazem funcionalidades legais, mas que não resolvem as reais necessidades do dia a dia dos consumidores.

Crie a solução – Mostre o objetivo principal da solução que vai apresentar, o porquê de ter sido desenvolvida.

Exemplo: Nossa proposta é entregar um serviço de alta qualidade com baixo investimento.

Apresente o produto – Nesse momento aproveite o suspense criado nas etapas anteriores e finalmente revele o produto, mas apresente-o como único! Está nas suas mãos determinar se o público receberá a novidade como algo fantástico ou trivial.

Exemplo: Portanto, apresentamos o produto que mudará a forma como interagimos com o smartphone atualmente. Prontos? Apresento é o smartphone XYZ.

Agregue serviços – Agora é o momento de mostrar como o produto efetivamente melhora a experiência do consumidor, transformando situações antes complexas em tarefas bem simples.

Exemplo: Hoje para realizar uma chamada você precisa entrar na agenda, procurar o contato e tocar em discar. Difícil? Não! Mas e se você estiver com as mãos ocupadas? Trazemos uma solução fantástica onde através de um único comando da sua voz, o smartphone faz a ligação para você!

Utilize cases de sucesso – Apesar de concordarem que é uma grande solução, algumas pessoas possuem a necessidade de enxergar resultados comprovados para sentir segurança e definir a escolha.

Exemplo: Em poucos dias de lançamento, esse smartphone já é um grande sucesso de vendas em diversos países. Vejam os resultados.

Crie o desejo de compra – Tire o sim do seu público! Quando concordamos com algo, acabamos comprando a ideia. Quando 30 ou 40 pessoas fazem isso juntas, cria-se uma sensação de aceitação muito maior. Através da apresentação, crie uma linha que conduza o público a dizer o sim que você tanto precisa.

Exemplo: Concordam que este produto é ideal para os seus clientes, pois foi desenvolvido pensando exatamente nas necessidades dele?

Gere resultado – A apresentação foi um sucesso, todos gostaram das soluções. Parabéns! Mas não se empolgue, é importantíssimo lembrar que você está ali para vender e essa apresentação precisa gerar um resultado comercial. Esse foi o grande objetivo traçado no início, lembra? Portanto, controle a emoção e vá para o fechamento.

Exemplo: Preparamos uma proposta especial para a sua empresa. Temos certeza que com esse produto sairá na frente dos seus concorrentes.

 

Resumo

Faça um resumo com os principais pontos que abordou em sua apresentação, garantindo que o conteúdo foi absorvido pelo seu público e que a sua mensagem principal foi passada com maestria.

Utilize perguntas retóricas e recursos visuais como imagens e ícones para resgatar os pontos que você apresentou.

A mensagem precisa ser objetiva e impactante!

 

Finalização

Agradeça ao público, coloque-se à disposição para possíveis dúvidas e finalize sua apresentação de forma positiva.

 

 

Conte conosco para criar conteúdos profissionais para a sua empresa. Apresentações, vídeos, jogos para grupos, não importa. Nosso time de roteiristas e designers é especialistas em conteúdo de alto impacto e está pronto para transformar seus desafios em resultados.

Clique aqui e saiba mais.

Share
66
traininganalytics

Related posts

31 de janeiro de 2020

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 4 – Apresente em alta performance.


Read more
31 de janeiro de 2020

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 3 – Crie um visual de tirar o fôlego.


Read more
31 de janeiro de 2020

Conteúdos profissionais, como criá-los? Parte 1 – Planeje seu material.


Read more

O Training Analytics foi projetado para que você tenha controle total de sua área de treinamento de acordo com cada operação interna da empresa.

Training Analytics EAD

  • Conheça
  • Gamificação
  • Aprendizagem
  • Funcionalidades
  • Aplicativo
  • Integração Presencial

Training Analytics

  • Conheça
  • Gestão Eficiente
  • Funcionalidades
  • APP inteligente
  • Integração EAD

Endereço

Rua Farjalla Koraicho, 46, sala 02
Jabaquara, São Paulo / SP
Brasil.